Sofia Morais
Ilustradora (@a_sofia_morais)
abril de 2020
1. Como estás?
Posso dizer que bem, mas tem dias!
2. Onde moras?
Lisboa.
3. O que te dá a sensação de um dia bem passado ou tempo bem empregue?
Ter a sensação que depois de um dia produtivo ainda sobrou tempo para mim, para eu gastar da forma que quiser.
4. Colaboraste connosco no livro OLÁ. Podemos pedir-te que fales um bocadinho desse livro?
É um livro muito especial que foi construído em parceria com o VIRA. As ilustrações nascem dessa partilha e do desejo de ambas criarmos um livro onde se podem reunir histórias, memórias, expectativas e sonhos para um momento muito especial na vida de alguém que está a gerar outra vida. Foi sem dúvida um projeto de entrega, onde procurei que as ilustrações, as texturas, as cores pudessem ser tudo aquilo que eu também usaria e faria se estive a escrever o meu OLÁ, para o meu bebé.
5. Em que gostarias de estar a trabalhar neste momento?
Numa série grande de gravuras sobre histórias que ocupam o meu pensamento, e que estas pudessem caber tanto numa exposição, como num livro como noutro tipo de peças e objetos.
6. Achas que aprendeste algo de relevante ultimamente?
Continuo a pensar em algo que aprendi há muito tempo e que tento ainda hoje aplicar mas nem sempre com sucesso. Que o medo faz-nos parar. Eu tenho medo de muitas coisas mas procuro combatê-lo todos os dias de diferentes formas.
7. Queres dizer a alguma coisa que não tenhamos perguntado?
Que para além de ilustradora sou também gravadora. Num acaso bom da vida experimentei algumas técnicas de gravura que mudaram toda a minha perceção sobre como queria contar as minhas histórias. Hoje faço parte do atelier Contraprova e a gravura é sem dúvida a minha linguagem e a técnica que mais me apaixona.
8. Vamos às compras. Trazemos alguma coisa para ti?
Nesta altura do ano, morangos por favor.