Para que idade é este livro?
Classificar livros por idades pode servir o propósito útil de estabelecer uma orientação inicial rápida e prática na busca do livro desejado, no entanto, não deve reduzir o leque de opções disponíveis.
Em Portugal, começamos a falar de literatura infantil nos anos 80. Desde então, o universo da literatura infantil alargou-se imensamente e a qualidade crescente do álbum ilustrado nos últimos anos merece uma atenção mais dedicada.
Sociedades oprimidas por uma ditadura ou que sentem o peso de instituições como a igreja, ou outras, são influenciadas pelo carácter moral que os seus textos devem transportar. Actualmente, em Portugal, devemos comemorar a libertação deste tipo de constragimentos e abraçar a ampla oferta que temos no mercado.
Na BAOBÁ, diz a livreira Ana Rita Fernandes, não arrumamos os livros por faixa etária. Na nossa livraria, e porque fazemos um atendimento personalizado, preferimos falar com os clientes. Quando é o adulto que procura um livro para uma criança, vamos orientando, até porque depende muito da criança (e das expectativas do adulto).
A faixa etária tornou-se uma bengala tanto para os pais como, o que me parece mais grave, para os professores e educadores. O volume de edições nos últimos anos fez com que as classificações se tornassem muito importantes pois o livreiro não consegue, sobretudo em espaços de grande dimensão, verificar o conteúdo de tudo o que é editado. As livrarias especializadas e/ou de bairro desempenham a este nível um papel muito importante: encomendam menos livros, conhecem a selecção que pedem às editoras e, consequentemente, oferecem aos leitores um aconselhamento personalizado.
Obviamente que a idade é uma referência importante no acto da compra, no entanto, vale a pena ter em conta a personalidade e os gostos da criança que vai receber o livro. Até porque nos primeiros anos, as leituras são acompanhadas por adultos que podem fazer a mediação que consideram adequada.
Segundo Joana Silva, livreira na livraria Its a Book “Um bom livro infantil é para qualquer idade. É por isso que os nossos livros também se destinam ao leitor adulto. Nós usamos a categorização da idade apenas como uma indicação ou um ponto de partida para encontrar o livro certo. Não é rigoroso, pois há muitos outros fatores em jogo. É apenas um ponto de referência que todos podem entender desde o início, para que a pesquisa seja mais fácil e rápida. A criança interage com o livro de acordo com as qualidades particulares de cada livro, não de acordo com a idade indicada. Não é como se um livro infantil de repente se tornasse desinteressante para o leitor porque ele atingiu uma certa idade. É por isso que os nossos livros infantis também se destinam ao leitor adulto. É claro que um adulto tirará coisas diferentes dum livro do que uma criança do mesmo livro. Ou uma criança de 2 anos vai desfrutar de algo diferente de uma criança de 4, mas o livro tem valor para cada um deles.”
Por estas razões, vale a pena visitar as livrarias mais pequenas e pedir ajuda aos livreiros que estão sempre disponíveis para falar dos livros que têm no seu catálogo.
Sobre a sorte de termos bons livreiros, ler aqui.